quinta-feira, 5 de junho de 2008

A Alfabetização e o Hipertexto






Segundo Magda Soares (1998, p. 47) “Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita”.
Alfabetização e letramento são dimensões de um mesmo universo: o do domínio e o do uso da leitura e da escrita. Assim, quando falamos em alfabetizar letrando, referimos-nos à relação entre apropriação do sistema da escrita e o seu emprego efetivo em práticas sociais de leitura e de escrita.
Nessa perspectiva, uma das principais contribuições (senão a principal), advindas da noção de letramento, é que este propõe o domínio do uso da escrita em situações concretas de interação como uma das dimensões do processo de alfabetização.
Para interagir plenamente no mundo letrado, é preciso mais do que o domínio do código. Trata-se de estar preparado para o exercício das práticas sociais de leitura e escrita nas diferentes esferas de circulação do homem.
Pensando desta maneira, acredito que o hipertexto vem contribuir para o processo de letramento, já que abre um leque para compreensão da linguagem como um todo, solicitando que o sujeito não só saiba ler e escrever, mas que efetive estas práticas em sua comunicação.





"Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.“
(Pablo Neruda)

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns!
Percebe-se que vc é mto comprometido com o seu trabalho e com a Educação.
Bjos.
Neuza Joana.