terça-feira, 5 de agosto de 2008

Meu Mundo Matematicamente Cartografado


Projeto desenvolvido com meus alunos (2ª Série 03 - E.F. 09 Anos) vencedor do Troféu Destaque na I Feira Municipal de Matemática de Ilhota, passaporte para a XXIV Feira Regional de Matemática de Blumenau.

Atualmente um dos principais objetivos da educação é procurar p

Atualmente um dos principais objetivos da educação é procurar personalizar o ensino respeitando as diferenças de ritmos de aprendizagem de cada aluno, seguindo as mudanças sociais, culturais e tecnológicas e tornando o ensino da Matemática mais divertido, motivador e desafiador, necessariamente aliado à construção e formalização dos conceitos relacionados à disciplina em questão. Trabalhar com mapas e outras propostas cartográficas é bem mais comum na área da Geografia, embora ofereça ótima oportunidade de desenvolver conhecimentos matemáticos. Através do projeto “O lugar onde vivo – Meu mundo cartografado” que teve como objetivo que o aluno reconheça-se sujeito do seu espaço para poder agir conscientemente sobre ele, foram inseridos conhecimentos matemáticos envolvendo situações que fazem parte do cotidiano dos mesmos. Os alunos primeiramente visitaram o Laboratório de Informática, onde no programa Google Earth, localizaram o país, estado e cidade até chegar a sua casa. Depois fizeram a planta baixa de suas casas, utilizando os conhecimentos de Geometria - espaço e forma (quadrados, retângulos). Na planta baixa (área das figuras planas) foi trabalhado a multiplicação no papel quadriculado. Desenharam as frentes de suas casas e foi feita uma maquete vertical da cidade; tendo a noção de escala; com o nome das ruas e limites do município, assim foram trabalhadas as visões oblíqua, horizontal e vertical. As figuras planas foram retomadas na dobradura da casa. Quando as casas foram colocadas em seus lugares na maquete puderam conceituar lateralidade (esquerda/direita), linhas retas e curvas e com os números de suas casas trabalharam a ordem crescente e decrescente e os números pares e ímpares. A orientação espacial (medidas) também apareceu nas distâncias das casas (longe-perto). O raciocínio lógico foi atuante nos jogos confeccionados: Dominó das Moradias, cada aluno fez o seu e Jogo da Memória Auditiva com materiais de construção, que foi uma construção coletiva. Neste processo de construção, através do projeto, os alunos encontraram situações nas quais necessitaram compreender, utilizar e reconstruir conceitos e procedimentos matemáticos, estruturando o pensamento e o raciocínio lógico.


Um comentário:

Fátima disse...

Parabéns,a feira regional esta chegando e certamente seus baixinhos vão arrepiar.Eles são 10 e agora mais maduros e experientes.Isso tudo se deve ao grande profissional que és.
Pro traz de um grnde profissional encontramos alunos brilhantes.
Beijos sua amiga,
Fátima