domingo, 12 de outubro de 2008

Leitura de Mundo


Segundo Paulo Freire a leitura de mundo precede a leitura da palavra. Pensando assim, a atividade desenvolvida com a 1ª Série 03 da E.E.B. Marcos Konder foi contextualizada para que os alunos, ainda não alfabetizados, refletissem sobre as diversas formas de leitura. Que eles (alguns) mesmo não conhecendo as letras e palavras, também trazem dentro de si o conhecimento para efetivar leituras.
Neste sentido os alunos sentem-se capacitados e autoconfiantes de que a leitura de palavras e textos é questão de “querer aprender”. Esta autoconfiança os torna capaz de tentar, testar hipóteses e variáveis de leitura até concluírem com êxito que suas competências e habilidades depende tão somente de expor, sem medos ou culpas, aquilo que está interiozado.
Na atividade foi solicitado aos alunos que escrevessem ou desenhassem tudo aquilo que pode ser lido e que eles sabiam com exatidão do que se tratava. A maioria desenhou embalagens de produtos vistos ou consumidos no seu cotidiano; placas de trânsito (faixa de pedestre), logotipos e indicações de percursos.
Após a atividade, num momento de reflexão, concluíram que ler é não apenas decodificar símbolos (letras), mas vai, além disso, é interpretar e perceber que o mundo que nos cerca contém informações em cada imagem que passa na frente de nossos olhos: placas, outdoors, letreiros, desenhos, letras, palavras e uma infinidade de leituras de mundo.
Vale a pena refletir sobre a prática pedagógica e perceber se estamos de fato inserindo em nossas aulas os variados gêneros textuais e os mais diversos portadores de textos que contemplem efetivamente a alfabetização e o letramento.



* Pedagogo e Professor de 1ª Série da E.E. B. Marcos Konder – Ilhota - SC

Nenhum comentário: